A história da educação é parte da história da cultura, que
por sua vez faz parte da história geral. Em cada tempo/espaço histórico, a
educação atendeu a determinados objetivos, que correspondiam a visões de homem
e de mundo. Para compreender a história da educação, é essencial situá-la na
história geral.
Dentre as principais fases da história da educação estão as
seguintes:
Educação primitiva
Embora não existam provas, historiadores inferem que a
educação entre os grupos primitivos ocorria de forma espontânea, ou seja, as
crianças ou jovens aprendiam por imitação, ao observarem os maiores em suas
atividades elementares, que eram a pesca, a caça, a agricultura, etc. A
observação de fenômenos metereológicos, alguns rituais sagrados e a preparação
para a guerra, com o passar dos séculos, passaram a fazer parte da educação dos
jovens, que para isso precisavam ser treinados.
Educação oriental
Desenvolvida por povos já civilizados, a educação oriental,
ao longo do tempo, tornou-se intencional. A escrita sistematizada criada no
oriente, associada a organização social que se estabeleceu levou a criação de escolas e mestres em alguns dos
países orientais. No Egito, as crianças frequentavam a escola a partir dos 6 ou
7 anos, sendo as escolas elementares (aprendiam a ler, escrever e contar) para
o povo e as escolas superiores ou eruditas (além do elementar, aprendiam
astronomia, matemática, música, poesia, etc.) para os filhos dos funcionários.
A educação entre os hebreus, baseada nos livros sagrados (Tora e Talmud) tinha
duração de 10 anos (dos 8 aos 18 anos). Entre os hindus, a educação era
privilégio das castas superiores, embora não fossem comuns as escolas.
Geralmente os pais eram responsáveis pela educação dos filhos, como base nos
textos Vedas. Na China, a educação sistematizada só ocorreu a partir do período
imperial (V a. C.), e dividia-se em elementar (do povo) e superior
(funcionários mandarins).
Educação clássica
Desenvolvida entre os séculos V a. C. e V d. C., diz
respeito a educação ocidental, e compreende Roma e Grécia. A educação grega
teve quatro períodos: heróica (poemas homéricos); cívica (Atenas e Esparta);
clássica/humanista (Sócrates, Platão e Aristóteles) e helenística/enciclopédica
(cultura Alexandrina). Cada período tem características próprias. A educação
romana teve três principais períodos: heróico-patricia (V – III a. C.); de
influencia helênica (III – I a. C.); e Imperial (I a. C. – V d. C.). Embora
sejam bastante parecidas, cultura e educação grega e romana possuíam pontos de
divergência significativos.
Educação medieval
Se desenvolve na época em que o cristianismo alcança toda a
Europa (V – XV d. C.). O caráter é essencialmente religioso, dogmático,
predominando matérias abstratas, literárias, com prejuízo a educação
intelectual e científica. É empregado o uso do latim como língua única.
Educação humanista
Após o século XV, período da Renascença, é criada a educação
humanista, uma nova versão do conhecimento greco-romano. Adisciplina e
autoridade até então predominantes deixam espaço ao desenvolvimento do
pensamento livre e crítico. As matérias cientificas retornam ao currículo,
embora ainda em segundo plano. Surge o colégio humanista (escola secundária),
onde são estudados o latim e o grego. Os exercícios físicos são valorizados.
Educação cristã reformada
Resultado da Renascença, no século XVI surge a reforma
religiosa, e como resultado, uma educação cristã reformada, tanto católica,
como protestante. A educação católica pós renascença, foi marcada por um
movimento conhecido por Contra-reforma. A Companhia de Jesus, organização
criada por Inácio de Loyola, foi a mais poderosa arma contra os protestantes.
As ordens religiosas, das quais se destaca a dos jesuítas, foram as
responsáveis por disseminar o cristianismo por meio da educação durante
séculos. O Ratio Studiorum era o “currículo” dos jesuítas, que ministravam uma
educação inspirada nas escolas humanistas.
Educação realista
Com base na filosofia e nas ciências de Galileu, Copérnico,
Newton e Descartes, as chamadas ciências novas, a educação realista dá inicio
aos métodos da educação modernos.
Educação Naturalista
Com base nas idéias de Jean-Jacques Rousseau, a educação
naturalista teve influência decisiva a educação moderna. Para Rousseau, são
pressupostos para a educação: a liberdade, a atividade pela experiência, a
diferença entre a mente da criança e do adulto (a criança deixou de ser vista
como um adulto em miniatura, e passou a ser vista como um ser em
desenvolvimento), enfim, uma educação integral, que atenda aos aspectos
físicos, intelectuais e morais. No entanto, para Rousseau, para cada aluno
deveria haver apenas um educador. Suas idéias inspiraram pensadores e educadores,
dos quais se destacou Pestalozzi.
Educação nacional
Idéia originada com a Revolução francesa, no século XVIII, a
educação nacional pressupôs a responsabilidade do Estado para o estabelecimento
da escola primária universal, gratuita e obrigatória, com vistas a formação da
consciência patriótica.
Atualmente, fala-se em educação democrática, pois se
pressupõe que, na grande maioria dos países ao menos a educação primária já
seja universal, gratuita e obrigatória.
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