terça-feira, 18 de novembro de 2014

Brasil Colônia - 1500- 1530


Brasil Colônia


Outra questão a ser tratado sobre esse assunto é a expressão “descoberta do Brasil” sendo que pensar dessa forma é ignorar a existência de nativos nessa região antes da presença europeia, mas é de longa data que percebemos a visão “eurocêntrica” que os europeus colocam no mundo. O termo certo a se usa nesse ocorrido é os portugueses acharam o Brasil em 1500.

Fase Pré-colonial (1500 – 1530)



A fase pré-colonial se marca pela chegada dos portugueses e o escambo que era pequenas trocas comerciais como espelhos, escovas e outros produtos cotidianos europeus pela árvore conhecida como pau-brasil, que na Europa tinha um bom valor comercial para tingir tecidos e móveis. Não sei pode também falar que era uma troca injusta por parte dos índios que se esforçavam por bugigangas, o que temos que ver e a novidade desses objetos perante os índios. Imagine a sensação dos índios em ver sua imagem dentro daquele objeto, por isso não podemos disser que o escambo foi uma forma de exploração.

O objetivo inicial dos portugueses era manter as posses sobre o território e não ocupar como já dito, mas o que aconteceu para que os portugueses quisessem colonizar? Basicamente duas razões: o baixo lucro obtido com as índias com o fim do monopólio português por aquelas terras e as invasões do território brasileiro provocado pelos países que ficaram fora do Tratado de Tordesilhas, países como Inglaterra e França.
Período Colonial (1530 – 1822)

O primeiro ciclo econômico da colônia foi o PAU-BRASIL, isso ainda no período pré-colonial após isso tem a cana-de-açúcar com principal produto brasileiro, era produzido aqui e levado para a Europa, claro sempre por Portugal. Isso por que é nesse período que nós temos o chamado Pacto Colonial, basicamente o pacto colonial era a garantia que a metrópole tinha para obter lucro com sua colônia, isso porque a colônia fica extremante a mercê da metrópole, não podia fazer comércio com nenhum país que não fosse a sua metrópole, não podia produzir nada que a metrópole já produzia e não tinha autorização que criar produtos industriais.



O açúcar se tornou promissor durante um período, mas ocorreram alguns problemas, o principal foi provocado pelos próprios aliados dos portugueses, os Holandeses, que trabalhava com Portugal na distribuição do açúcar na Europa, mas a relação dos dois países mudou após a dominação dos espanhóis sobre a coroa portuguesa (NA CHAMADA UNIFICAÇÃO DAS COROAS IBÉRICAS). Isso provocou certa revolta entre os holandeses e causou a invasões holandesas na região nordeste do Brasil, o que possibilitou aos holandeses aprender todas as técnicas do plantio, e após saírem do território levaram as técnicas para as Antilhas local mais próximo da Europa, o que possibilitou fabricar açúcar mais barato e de melhor qualidade.


Com a concorrência, o ciclo do açúcar entrou em declínio, sendo substituído pelo ciclo do ouro encontrado pelos bandeirantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário